Dança do Leão

 Embora seja pensado para remontam ao Ch'in e Han Dinastias (c. 300 aC), o início da verdadeira dança do leão chinês são um mistério. Para começar, como é que um animal não nativo da China tornar-se uma parte tão grande da tradição chinesa? Uma lenda popular fala de um monge (ou, em algumas versões da história, um imperador), que sonhou que a China estava prestes a ser atormentada por muitos males. Ao acordar ele orou fervorosamente aos deuses por uma maneira de evitar a catástrofe vinda, e foi recompensado com uma visão de um leão. Como o monge nunca tinha visto ou ouvido falar de um leão antes, ele criou o seu próprio a partir de muitas outras criaturas míticas, incluindo o dragão e unicórnio. Isso certamente explica por que o 'leões' usado na dança não se parecer muito com reais! 





                                                                   
Outro, um pouco mais realista conta, conta de um incidente que aconteceu durante o reinado do Imperador de Jade fábula. Nesta história, o leão foi um presente para o Imperador de um emissário persa . O Imperador ficou encantado com o animal exótico, mas infelizmente não poderia domar sua agressividade. No lance do Imperador muitas pessoas tentaram acalmar e controlar o leão, mas todos falharam. No final, foi um monge sábio e pacífico, que finalmente conseguiu pacificar a besta selvagem. Orgulhoso de seu novo animal de estimação, o imperador exibido o leão em todo o país para seus súditos incrédulos. Histórias da propagação animal surpreendente, com o leão se tornando mais mágico e menos realista com todos e cada um dizendo. Com o tempo, os trajes coloridos e bizarros que procuram a dança do leão surgiram, um mundo longe de seus homônimos africanos. O monge que domado (ou criada) o leão é muitas vezes um caráter de acompanhamento em Danças do Leão hoje.

                                                                   


"O Monge", um personagem que representa a sabedoria e calma, acompanha os dançarinos do leão.
Ainda outra lenda descreve o leão como originários no céu. Ao invés de ser uma criatura feroz, este leão era brincalhão e um pouco de um malandro. Um dia, o leão jogou uma brincadeira demais sobre o Imperador de Jade, que num acesso de raiva cortou a cabeça do leão. Guanyin, a Deusa da Misericórdia, testemunhou a morte do leão e se encheu de piedade. Ela colocou a cabeça do leão de volta no seu corpo, amarrando-o novamente com uma fita vermelha mágica. Trazendo de volta à vida, ela ainda deu ao leão um espelho e chifre na cabeça para afastar os maus espíritos. A fita espelho, e chifre são todas as peças dos trajes de dança moderna do leão.
Atualmente, as Danças do Leão são o mais freqüentemente realizado durante festivais importantes como o Ano Novo, mas eles são muitas vezes utilizados para trazer boa sorte para novos empreendimentos, como a abertura de um negócio ou um casamento. Grupos de dança realizar uma cerimônia conhecida como "Choi Ching", que não só traz sorte para a casa ou instalações que estão visitando, mas também recompensa monetária para os dançarinos. "Choi Ching" pode ser traduzido como "arrancar vegetais verdes", em particular, alface ou couve que são conhecidos como "choi". Choi são considerados auspiciosos na China porque a palavra soa similar à palavra chinesa para "fortuna".
Durante a cerimônia Ching Choi o Choi e outras frutas ou legumes auspiciosos estão suspensos, muitas vezes de uma janela ou varanda, com um envelope vermelho contendo dinheiro. Diz-se que quanto maior o envelope é pendurado, maior será a recompensa monetária ela deve conter. Às vezes, a remoção do Choi pode envolver acrobacias impressionantes, tais como equilíbrio em postes ou Pirâmides humanas.
Em alguns casos, dois soldados de dança podem competir pelo direito de levar o Ching Choi através do combate estilizado. Durante os anos 1950 e 60, este combate, destinado a ser principalmente cerimonial, muitas vezes se tornou cruel como diferentes tropas disputavam o prêmio em dinheiro. Um ponto, foi que os bailarinos escondiam punhais em seus trajes para atacas seus rivais, levando Hong Kong a proibir as Danças Leão por um período de tempo. Estas tropas dias de dança são compostas de amadores dedicados, em vez de profissionais que dependem dos envelopes vermelhos para a renda, e por isso são muito menos predatórias.
                                                                 

Os chineses não são a única cultura para encenar Danças do Leão, como versões diferentes também são realizadas no Japão e na Coréia. Existem diferenças marcantes nos estilos das danças do leão outros. Lions japonesas têm cabeças de madeira pintadas e um corpo normalmente de pano verde tingido, dançando ou para flautas e tambores ou canções folclóricas. Lions coreano tem planas faces de madeira e é desprovida das cores brilhantes decoração leões chineses e japoneses. Independentemente das diferenças, Danças do Leão chinês, japonês e coreano são todos realizados em ocasiões semelhantes, e por razões semelhantes, para afastar os maus espíritos e trazer boa sorte.